ATM - Mauricio Romanowski

atm

ATM

Articulações temporomandibulares

As articulações temporomandibulares (ATM) são duas pequenas articulações localizadas a frente dos ouvidos, onde o crânio e a mandíbula se encontram. Seu movimento na abertura e fechamento da boca permite a realização das funções mandibulares como a fala e a mastigação. Ela é a articulação com maior uso em todo o corpo.

 

Quando as articulações estão em equilibro seus movimentos são suaves e livres de qualquer problema, no entanto desordens na articulação temporomandibular (DTM) não são incomuns. Pessoas com DTM podem apresentar uma variedade de sintomas como:

 

  • Dores de cabeça e ouvido,
  • Estalos, cliques e barulho de areia no ouvido
  • Zumbidos
  • Dificuldade de abrir e fechar a boca
  • Travamento do maxilar
  • Dificuldade de mastigação e fala

 

Quando um ou mais sintomas aparecem, uma consulta com o Cirurgião Buco Maxilo Facial pode diagnosticar o problema e considerar o melhor tratamento a ser realizado.

Dúvidas Frequentes

Qual o melhor tratamento para as DTMs?

O tratamento varia entre conservador ou radical, conforme cada caso. O tratamento conservador pode incluir o uso de antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares ou o restabelecimento do equilíbrio do sistema mastigatório através de placas miorrelaxantes. Em casos mais graves cirurgias podem ser indicadas para o tratamento da doença. Elas podem incluir infiltrações de agentes locais, lavagem da articulação (artrocentese) com a sua visualização por imagem (artroscopia), reanatomização da ATM em cirurgia (artroplastia), ancoragem do disco articular ou ainda a substituição da articulação por uma prótese. Em muitos casos também a DTM pode ser fruto de um desiquilíbrio na mordida que pode ser corrigido com uma cirurgia ortognática.

Quais os exames de imagem utilizado no diagnóstico das DTMs?

Muitas vezes é necessária a visualização da articulação através de exames de imagem. Diversas radiografias e a tomografia visualizam a parte óssea da articulação e exames de ressonância magnética e ultrassom visualizam as estruturas musculares, ligamentos e o disco articular. As tomadas geralmente são feita em boca aberta e fechada para se visualizar como se comportam essas estrutura durante o movimento mandibular.

Maurício Romanowski - Cirurgia Bucomaxilofacial | Rua Padre Anchieta, 2540, sala 1506 - Bigorrilho | Curitiba / PR
Vibe Studio